Além de ofertar cursos na área da educação, a Escola do Legislativo Cursos Preparatórios, Unidade Silvio Botelho, também incentiva a manifestação artística. Nesta quinta-feira (19), houve uma exposição de trabalhos dos alunos na feira cultural Grafite e Arte. A iniciativa marcou o encerramento das aulas, que qualificaram 30 alunos.

O grafite é considerado uma arte urbana ligada ao hip-hop, e não poderia faltar esse movimento cultural na programação, com os rappers Mano Tatá, 7niggaz e Space, Dj Soares. Teve ainda break dance com Bboy Formiga e Ximbinha. Além disso, houve exposição das obras produzidas pelos alunos ao longo do curso, como grafite, desenhos feitos a lápis e pinturas em telas com tinta acrílica.

O adolescente Victor Rodrigues, de 17 anos, escolheu fazer o curso porque gosta de desenhar. Mesmo com pouco tempo nas aulas, já teve gente interessada em contratar os serviços dele. “O curso me proporcionou fazer aplicação de pinturas na parede e já recebi uma encomenda. Foi importante ter essa oportunidade, se não fosse a Escola do Legislativo, isso não aconteceria.”

Enquanto Victor teve o primeiro contato com o grafite na Escola do Legislativo, o aluno Franklin Silva relembrou que desde criança gosta de pintar quadros, e no curso explorou novas habilidades artísticas. “Aprendi muitas coisas, no momento trabalho em casa e espero participar do Grafita Roraima, e futuramente pretendo abrir um ateliê, com a expectativa de crescer e mostrar o nosso trabalho na cidade”, disse.

Pioneirismo

Ricardo Aguiar atua na área há 6 anos e segundo ele, esta foi a primeira vez que tem uma instituição educacional oferta um curso nesta modalidade, com direito a certificado. Antes foram ofertadas apenas oficina com uma carga horária reduzida.

O curso teve aulas teóricas e práticas, envolvendo desenho básico, estêncil, muralismo, lambe-lambe e o manuseio da tinta. “Acredito que essa é a primeira turma de grafite no Estado, porque eu como grafiteiro nunca participei de um curso nesta área. Então os alunos estão tendo um privilégio, e para mim isso é uma satisfação total”, disse o professor.

Ofertado pela primeira vez na instituição, o curso terá uma continuação ainda neste ano. Além disso, a unidade é uma das parceiras do Grafita Roraima, um dos maiores eventos da Região Norte, com a integração do espaço acadêmico com as produções artísticas urbanas, no mês de novembro. Os alunos da Escola do Legislativo vão participar do evento.

“O Poder Legislativo também possui a proposta de estimular a arte e a cultura em Roraima. A escola vem trazendo cursos nessa temática aos alunos, para atender essa demanda com excelência”, disse a diretora da Escola do Legislativo, Cristina Mello.

Texto: Vanessa Brito

Foto: Lucas Almeida