A TV Assembleia vai lançar, nesta quinta-feira (24), o documentário ‘Escolegis: 18 anos aproximando sonhos’, que irá exibir a história da instituição de ensino da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), ao longo dos anos no Estado. A exibição será no canal 57.3 do Poder Legislativo às 13h30.

De acordo com a diretora da TV Assembleia, Camila Dall’Agnol, a produção documental é em celebração aos 18 anos da Escolegis (Escola do Legislativo) e contará com uma série de entrevistas com ex-diretores e presidentes. “Nós vamos contar um pouco da história, como foi início e todas as adaptações feitas ao longo dos anos para expandir o ensino à população”, explicou.

A produção também irá exibir a história do estudante Hugo Juvêncio, de 24 anos, morador do município de Uiramutã. Ele foi aluno do preparatório do Enem, promovido pela Escolegis na modalidade de ensino a distância (EAD) e foi aprovado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), para o curso de medicina. O estudante é o terceiro de dez irmãos e o primeiro da família a ingressar em curso superior.

Este é o primeiro documentário em que o repórter Willians Dias participa da elaboração. Segundo ele, a instituição ajuda a transformar a realidade de milhares de alunos em todo o Estado que são atendidos pela escola. “É gratificante poder contar para as pessoas os resultados de um programa social que ao longo dos anos tem ajudado várias pessoas alcançar os objetivos. Isso vai além de oferecer capacitação à população, é promover cidadania por meio das ações do Parlamento”, destacou.

SESSÃO SOLENE

Na próxima quinta-feira (24), será realizado no Plenário Noêmia Bastos Amazonas, uma cerimônia de homenagens a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da  Escolegis ao longo dos anos. O evento será presidido pela deputada Catarina Guerra (SD), atual presidente da Escolegis. A exibição do documentário é em seguida no canal da TV Assembleia (57.3). Além disso, é possível acompanhar pelo canal da SKY 357.3 ou pela página da instituição no YouTube (assembleiarr).

Texto: Bruna Gomes

Foto: Tiago Orihuela