O professor Honézio Peixoto, de 51 anos, deseja um futuro promissor para a família, e acredita que pode concretizar isso por meio da educação. Ele incentiva e estuda junto com a esposa e as duas filhas, no curso preparatório promovido pela Escola do Legislativo, em Amajari.

As aulas começaram em janeiro, com participação de 250 alunos, que desejam conquistar uma vaga no concurso público municipal, que será aplicado neste domingo (9).

O pai está concorrendo à vaga de professor, e a esposa Ângela Leide, de 43 anos, para auxiliar de saúde bucal. As filhas, Indyraima Peixoto, de 24 anos, e Indyara Peixoto, de 20 anos, concorrerão para o cargo de administrador e auxiliar administrativo, respectivamente.

Nas aulas, a família Peixoto ocupa as primeiras fileiras de cadeiras, com os olhos fixos nas dicas dos professores, pois esses momentos de aprendizado são escassos na região. “Uma oportunidade dessa é única, principalmente aqui no município, porque a gente nunca teve cursinhos para se preparar para concursos”, disse o pai.

Ele conta que a meta é que pelo menos dois da família, sejam aprovados. “Lá em casa, tenho o costume de ser o primeiro, começo a chamar todas para não chegarem atrasadas nas aulas. A gente tá tendo ótimas aulas. São fundamentais para vários alunos que pretendem passar no concurso, que é muito difícil, então temos que nos esforçar e passar na prova”.

Para a filha Indyara Peixoto, os pais são uma base nos estudos. Ela conta que a expectativa é fechar a prova com chave de ouro. “Eles sempre me incentivaram nos estudos, isso é gratificante. Nosso objetivo é todo mundo concursado, estamos estudando bastante”.

Para se dar bem na prova, além dos estudos, a família está contando com a sorte, e para atrair energias positivas, combinou de usar camiseta verde.  “Porque a minha mãe já passou em um concurso, e a camisa que ela estava vestida no dia da prova era verde. Então, nós quatro vamos com essa cor para dar sorte.”

Preparatório

As aulas do preparatório da Escola do Legislativo terão duração de 17 dias, de segunda a sábado, pela tarde e à noite. As disciplinas foram ofertadas conforme o conteúdo exigido no edital do concurso da região. Para marcar o encerramento do curso, os alunos farão uma revisão dos conteúdos no sábado (8), com aulas a partir das 13h30 até às 21h30.

Esta foi a primeira vez que a Escola levou preparatório para um concurso específico na região, mas no ano passado, a unidade já havia ofertado aulas de Raciocínio Lógico e Português, com a participação de 150 pessoas. As disciplinas servem tanto para concursos e seletivos, como para vestibulares e Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Foto: Artur Scaramuzza