Entre adolescentes dando os primeiros passos rumo à formação profissional e pessoas já adultas que resolveram voltar para a sala de aula, várias gerações estão reunidas, pelo menos três vezes por semana, no preparatório para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibular ofertado pela Escola do Legislativo Cursos Preparatórios.

Aos 59 anos, Raimundo Nonato de Carvalho é formado em Administração pela Ufam (Universidade Federal do Amazonas), e diz que voltar a ocupar uma cadeira em sala de aula depois de quase 40 anos é uma experiência gratificante. “É muito interessante, a gente até se sente mais jovem, com mais força para seguir adiante com meu objetivo”, disse ele empolgado e com sorriso no rosto.

É comum os filhos se inspirarem na profissão dos pais, mas neste caso é o contrário. Os três filhos de Raimundo são formados em Direito; um advoga e dois são bacharéis. “Isso me chamou atenção e quem sabe eu faça parte do grupo deles lá”, salientou Carvalho. A expectativa é unir-se a eles e daqui a uns anos dividir o mesmo escritório e projetos.

Entre os colegas de classe de Raimundo Nonato está Luiz Guilherme, que aos 17 anos, pretende cursar psicologia. Para ele, o preparatório da Escola do Legislativo vai ajudá-lo a conquistar este objetivo, pois como a família não tem condições em arcar com um cursinho particular, ele agarrou a chance espera a aprovação no vestibular em breve. A mãe de Luiz é diarista e o pai é motorista de aplicativo e é da família quem vêm as forças e incentivos para continuar os estudos e seguir o sonho de se tornar um psicólogo.

As aulas do preparatório para Enem e vestibular na Capital iniciaram na última terça-feira (10), com 600 inscritos. Também foram disponibilizadas quase 400 vagas em turmas nos núcleos da Assembleia Legislativa em Mucajaí, Alto Alegre, Caracaraí e Rorainópolis, onde as aulas serão aos sábados, a partir do dia 21 de setembro.

“A Escola do Legislativo está levando às pessoas mais distantes cursos com a mesma qualidade, as mesmas disciplinas, isso é importante”, explicou a diretora da Escola do Legislativo, Cristina Mello. Os interessados podem efetuar matrícula em uma das unidades munidos de documentação pessoal, cópia e original. O curso e o material disponibilizado são gratuitos.  Mais informações pelo telefone 98402-3402.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Eduardo Andrade